FORMATURA DOS VOLUNTÁRIOS DA CIDADANIA
O programa denominado voluntários da cidadania, fruto do convênio firmado entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a Fundação Guimarães Rosa, tem sido uma mola propulsora na vida profissional dos jovens que hoje conquistam esta formatura.
Este Curso tem como objetivo proporcionar aos jovens participantes uma perspectiva de futuro digno como cidadãos. Assim, o Corpo de Bombeiros, por intermédio da Academia de Bombeiros Militar, recebeu a incumbência de ministrar a estes jovens o Curso de Bombeiro Profissional Civil, nos moldes regulamentados pela NBR 14608. Sob a Coordenação do 2º Tenente BM QOR Laudermi Gonçalves, formaram 60 alunos, sendo 29 do sexo masculino e 31 do sexo feminino.
Como ponto relevante da solenidade, foi feita versão à ata final do Curso de Formação de Bombeiro Profissional Civil que destacou as alunas que obtiveram as melhores notas, recebendo das mãos das autoridades um troféu e seus respectivos certificados, sendo elas:
1º LUGAR GERAL: KELLEN MOREIRA DA SILVA – MÉDIA FINAL: 9,57
2º LUGAR GERAL: CAMILA DE SOUZA OLIVEIRA – MÉDIA FINAL: 9,48
3º LUGAR GERAL: ALINE REIS SANTOS – MÉDIA FINAL: 9,43
Finalizando o evento, ouviu-se a mensagem da Paraninfa da Turma, Drª Valéria da Silva Rodrigues que em suas palavras considerou este um dos programas mais exitosos na Capital mineira voltado para jovens/adolescentes. O Cel Ezequiel agradeceu aos parceiros que apoiaram a realização de mais este Curso e cumprimentou a todos os alunos desejando-lhes sucesso continuado. Por fim, falou em nome dos Formandos a Bombeira Civil Camila de Souza Oliveira que agradeceu pela oportunidade do aprendizado.
Ainda no encerramento, destacou-se a entrada do Sargento BM Sena no páteo da formatura trazendo uma forte mensagem aos formandos, numa bela e emocionada reflexão sobre as diferenças entre os heróis dos contos de história como uma ficção e os profissionais do fogo, uma realidade que os tornam heróis mas por agirem com técnicas, muito treinamento e dedicação.
Parabéns ao CBMMG e à Academia de Bombeiros Militar pela preocupação e responsabilidade para com a formação dos 60 novos jovens Bombeiros Civis. Votos da AOPMBM.