AOPMBM PARABENIZA PACÍFICO MASCARENHAS PELOS 50 ANOS DO SAMBACANA
O premiadíssimo Pacifico, como gosta de ser chamado, recebeu inúmeros prêmios, como o diploma de Honra ao Mérito, da Ordem dos Músicos de Minas Gerais, pelo relevante incentivo e apoio a classe musical do estado de Minas Gerais em 09 de abril de 2003; a convite do Governador Aécio Neves, recebeu a medalha Presidente Juscelino Kubitschek, no dia 12 de setembro de 2003 , em Diamantina, bem como participações em eventos internacionais.
Com uma historia fantástica de vida, Pacifico foi responsável pela introdução da bossa nova na cena musical mineira, que conheceu João Gilberto na Diamantina dos anos 1950, foi também o primeiro artista a gravar um disco independente no Brasil, a obra “Um Passeio Musical”, gravada em 1958. (Fala de Gilberto Mascarenhas – Primo, durante o Show). Ademais, fazia músicas falando de Belo Horizonte, precisamente do bairro da Savassi que é um tema predileto e permanente do compositor.
Já em 1964, Pacífico começou a gravar sua série Sambacana, na Emi Odeon, num total de seis LP’s com suas composições. Nestes discos, que foram até 1981, estrearam artistas hoje consagrados, como Joyce, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Roberto Menescal, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Juarez Moreira, Helvius Vilela, Suzana, Bob Tostes, entre outros. O Sambacana também foi o melhor LP de 1964 (Folha de Minas) e ficou na relação dos discos mais vendidos da Odeon.
A homenagem nominada de show “Amigos do Pacífico” foi conduzida pela regência perfeita do maestro Marco Antônio e com participação do Clube da Bossa Nova, Marzano Trio, Gilberto Mascarenhas e sua filha – Gabriela Brasil, Geraldo Fortes, Ana Luísa e Paulinho Vital (que levantou os fãs), com as vozes e instrumental de altíssima qualidade.
Na oportunidade, a AOPMBM parabeniza e apoia ideias daqueles que contribuem pela historia da capital mineira, pois, a historia de Minas se entrelaça com a historia da Milícia de Tiradentes, à qual o Compositor Pacífico Mascarenhas tece carinhosos elogios.