ANIVERSÁRIO DOS 60 ANOS DO CICOp
A AOPMBM foi representada pelo seu presidente, Ten Cel PM Ailton Cirilo da silva, que foi homenageado nesta solenidade com uma placa de agradecimento pelos serviços relevantes prestados, bem como os Ex-Chefes do CICOP e demais personalidades. Destarte, vale lembrar que o presidente serviu no CICOP nos idos da década de 90.
HISTÓRICO DO CICOP E NOTA DE COMANDO
A polícia Militar de Minas Gerais, em 22 de julho de 1955, cria, através da portaria Nº 37, A companhia de policiamento, sob comando do, à época, Capitão Antônio Norberto dos santos, servidor que também acumularia a função de superintendente de policiamento ostensivo, “celular mater”; “embrião” da unidade que viria a ser o centro de operações policiais militares, o COPOM.
Desde sua criação, o COPOM passou por diversas mudanças, seja de endereço, estruturais ou de nomenclatura.
Assim, em 19 de março de 2001, através da resolução 3580 do comando geral, foi criado o centro integrado de comunicações operacionais – CICOP, como unidade integrante da estrutura organizacional do estado maior da polícia militar. Não obstante, a nomenclatura COPOM, embora tenha sido substituída, ainda é muito viva no linguajar da caserna.
a partir de 12 de abril de 2004, através do decreto estadual 43.778, o cicop passou a fazer parte do centro integrado de atendimento e despacho – ciad – em parceria com a polícia civil e com o corpo de bombeiros militar.
Desde sua criação, o COPOM jamais perdeu a sua essência, alinhando- se à filosofia do comando-geral da instituição: valorizar o policial-militar e proteger o cidadão de bem. a valorização do policial-militar se realiza por meio da cortesia e camaradagem que permeiam as relações entre os militares e entre estes e o comando. a proteção ao cidadão de bem acontece no momento que há o acolhimento de uma solicitação no 190. Quem liga, clama por atenção e socorro, devendo este ser prestado por meio do empenho dos recursos das diversas unidades operacionais e/ou especializadas.
Assinada pelo Comandante Geral da PMMG, Cel Marco Antônio Badaró Bianchini, a nota esclareceu, ainda, que desde a sua criação o COPOM jamais perdeu a sua essência, que é a de valorizar o policial militar e proteger o cidadão de bem. Entre as funções mais conhecidas do Centro, está a interlocução com a sociedade por meio dos telefonemas recebidos via 190 e a coordenação das chamadas com o radioperador e a radiopatrulha, a fim de atender a ocorrência da forma mais rápida, eficaz e eficiente possível.
A AOPMBM agradece e parabeniza ao Comando do CICOP, especialmente ao Tem Cel Paulo Starick e toda a sua equipe que muito contribui para a prestação de serviço de qualidade à população mineira.
Registro do evento: