BATALHÃO ROTAM COMEMORA 15 ANOS E INAUGURA NOVA FERRAMENTA DE COMBATE À CRIMINALIDADE
Nesta quinta-feira (16), o Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM) comemorou 35 anos do serviço e 15 anos de criação do batalhão. Na ocasião, foi inaugurada a Sala de Integração Tecnológica Para Atividade Operacional, mais uma ferramenta de combate à criminalidade.
Sob o comando do Tenente-Coronel Giovanne Gomes da Silva, a unidade conta agora com novos softwares capazes de coibir crimes de forma mais rápida e eficiente. Para se ter uma ideia de como irá funcionar a Sala de Integração, autoridades, convidados e imprensa acompanharam em tempo real uma simulação de perseguição a veículo roubado,
Por meio de câmeras de segurança espalhadas em pontos estratégicos em Belo Horizonte, os presentes puderam acompanhar os trabalhos. Uma vez registrada a placa para acompanhamento, logo que o veículo passa em um desses pontos monitorados, um alarme sonoro é acionado e imediatamente ativado um cerco e bloqueio. O programa oferece com precisão a localização do suspeitos e das viaturas mais próximas ao local, sendo possível orientá-las sobre o melhor ponto para efetuar a abordagem.
As viaturas contam, ainda, com um tablet de última geração, permitindo que os militares possam ler as ocorrências geradas via 190, antes mesmo do empenho da viatura. Os policiais também poderão consultar prontuários sem o intermédio do COPOM e registrar ocorrências de modo imediato.
Homenagem
Como forma de reconhecer, eternizar a contribuição, dedicação e trabalho na capacitação do efetivo foi inaugurada na Galeria dos Rotanianos uma placa em homenagem aos instrutores do Primeiro Curso de Procedimentos ROTAM.
Ainda durante a cerimônia, várias autoridades civis e militares, dentre elas o Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (AOPMBM), Tenente-Coronel PM Ailton Cirilo da Silva, foram agraciadas com o troféu “Rotaniano”, uma forma de homenagear os policias que se destacaram pelo alto grau de profissionalismo, demonstração de coragem, espírito arrojado, eficiência na repressão qualificada, criatividade, dedicação, iniciativa e lealdade. O Batalhão ainda prestou homenagem aos militares recém transferidos para a reserva, os chamados boinas marrons.
Participaram da comemoração o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, Coronel André Agostinho Leão de Oliveira; o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes; o Comandante do Policiamento Especializado, Coronel Schubert Siqueira Campos; o Comandante do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas, Tenente-Coronel Giovanne Gomes da Silva, além de várias outras autoridades civis e militares.
A AOPMBM parabeniza a todos da ROTAM pelo excelente trabalho prestado à sociedade, ressaltando a alegria e importância de poder fazer parte da comemoração.