FORMATURA DO SEGUNDO CURSO DE POLICIAMENTO MONTADO
Nessa quinta-feira (23), a Polícia Militar de Minas Gerais realizou a formatura do Segundo Curso de Policiamento Montado, desenvolvido pelo Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes. O objetivo foi habilitar policiais a executar o policiamento montado para compor o efetivo das unidades de cavalaria da PMMG.
Com início no dia 11 de abril, o curso teve duração total de 74 dias, nos quais concluíram com aproveitamento 13 militares. Após intenso treinamento e dedicação exclusiva, os formandos passarão a exercer as mais diversas atividades em que uma tropa é empregada, desde o policiamento ostensivo preventivo, de aproximação com a comunidade, às ações repressivas de choque para garantir e restaurar a ordem pública.
A grade curricular foi composta por técnicas de equitação policial militar, operações de choque montado, técnicas e táticas de policiamento e abordagem montada e principais afecções em equinos. Ao final da cerimônia, os militares apresentaram aos presentes todas essas habilidades adquiridas. O ponto alto ficou a cargo da tradicional “Carga de Cavalaria”, quando os formandos saem em disparada.
A guarda de honra, formada por um pelotão hipomóvel representativo dos Dragões da Inconfidência, participou da solenidade sob o anúncio de seu comandante, o Tenente PM Jordane César Campos Costa. Também prestigiaram o evento o Coronel PM Schubert Siqueira Campos; o Tenente-Coronel Maximiliano Augusto Xavier, Comandante do Regimento de Cavalaria; o Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Tenente-Coronel PM Ailton Cirilo da Silva; a Vice-presidente, Major Claudia Herculana Ferreira Glória; o Diretor Institucional, Capitão PM Hernani, demais autoridades, familiares e amigos.
Premiação e entrega das esporas
Como forma de consagrar o policial de Cavalaria, foi realizada a entrega solene das esporas – armas entregues aos cavaleiros, durante a Idade Média, na sua consagração, e também as últimas a lhes ser retiradas quando, por motivo de falta grave, se perdia a qualidade de cavaleiro.
E no intuito de estimular os alunos durante o curso e reconhecer o policial que mais se dedicou, foi instituído um prêmio ao primeiro colocado geral do curso, o soldado Pedro Augusto Antunes Queiroz, com média 8,62 pontos. O Terceiro Sargento PM Célio Lucio Taciano recebeu o título de militar destaque da turma.