AUTORIDADES ESTRANGEIRAS VISITAM POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

A comitiva de autoridades militares formada pelo Coronel Liviu Uzlãu, da Romenia; Tenente-Coronel Aysar Atieh, da Jordania; Tenente-Coronel Andrea Antonazzo, da Itália; Major Cornelia Dumitrascu, também da Romenia; Major Jean Paul de Azevedo, da França, e Major Jorge Meireles, de Portugal, visitou às polícias militares do Brasil, na última semana. O encontro é uma parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais, Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiro (CNCG) e Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM).

Além do Estado mineiro, as autoridades visitaram também São Paulo e Santa Catarina. O objetivo é avaliar critérios para adesão do CNCG, Associação das Forças de Segurança de Natureza Militar da Europa e do Mediterrâneo ou FIEP (de França, Itália, Espanha e Portugal, países de origem dos quatro primeiros membros) para fortalecer as capacidades dos seus membros por intermédio da troca de experiências e melhores práticas, além de desenvolver seu caráter operacional pela promoção de ações concretas de cooperação e segurança global.

Após a chegada a Minas, os estrangeiros foram recepcionados, na Cidade Administrativa, pelo Excelentíssimo Comandante Geral da PM, Coronel PM Marco Antônio Badaró Bianchini; pelo Chefe do Estado-Maior, Coronel PM André Leão Agostinho de Oliveira; e pelo presidente da AOPM, Tenente-Coronel Ailton Cirilo. A comitiva, conduzida pelo Tenente-Coronel PM Hércules Freitas, comandante do 48° Batalhão de Polícia Militar, recebeu uma placa de boas-vindas e um material explicativo sobre a polícia mineira. Todos ficaram impressionados com a estrutura, organização e comprometimento da corporação.alt

Em seguida, visitaram o Tribunal de Justiça Militar, onde foram recepcionados pelo presidente do TJMMG, juiz Fernando Galvão da Rocha. Na ocasião conheceram as atividades da Justiça Militar Estadual no Brasil, suas peculiaridades, função social e julgamento das ações relacionadas ao cometimento de crimes por militares e corpo de bombeiros estaduais, bem como nas ações cíveis. Eles ainda assistiram a uma apresentação sobre as atividades da Polícia Militar de Minas e ao final, presenciaram uma sessão de julgamento do Tribunal Pleno, com tradução em tempo real para o idioma de trabalho do comitê, o inglês.

alt

Para fechar a visita, os oficiais foram conhecer a Academia de Polícia, no Prado, onde apreciaram um desfile matinal da tropa. Posteriormente foram apresentados ao Sistema de Recrutamento, Formação e Treinamento da PM e agraciados com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Militar.

A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militar de Minas Gerais agradece ao Comando Geral da PM pela confiança, e se coloca inteiramente à disposição para novas parcerias de sucesso.

Relacionados