FORMATURA DO CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS

A Academia de Polícia Militar promoveu, na noite da última sexta-feira (15), a formatura de 108 alunos do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO). O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou da solenidade.

Promovidos ao posto de 2º Tenente, os militares receberam a nova insígnia, símbolo que renova o compromisso dos então já profissionais da segurança pública e, agora, novos oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. Sob os olhares de centenas de convidados, o ponto alto da cerimônia ficou a cargo da evolução dos desfiles e o esperado “fora de forma”, finalizado por uma chuva de papel picado.

Na ocasião, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militar de Minas Gerais foi representada pela sua Vice-Presidente, Major PM Cláudia Herculana Ferreira Glória, e pelo segundo Vice-Presidente, Coronel BM Altamir Penido, que cumprimentaram e parabenizaram os oficiais.

Além do governador, participaram da cerimônia o Excelentíssimo Comandante-Geral da PMMG, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; o chefe do Estado-Maior da PMMG, Coronel André Agostinho Leão; o chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes; o comandante da Escola de Formação de Oficiais (EFO), Tenente-Coronel Lupercio Peres; o Comandante da Academia de Polícia Militar, Coronel PM Eduardo César Reis; os secretários de Estado de Defesa Civil, Sérgio Barbosa Menezes; da Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende Teixeira; o Advogado-geral do Estado, Onofre Alves Batista Júnior, entre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, Pimentel reforçou o compromisso do Governo com a corporação e enalteceu a importância do policial militar. “Aqueles que escolheram essa profissão, fizeram uma escolha muito nobre e muito honrosa. Escolheram defender a segurança pública, a segurança do nosso cidadão e da nossa cidadã colocando em risco a própria vida se for necessário e quando for necessário”, finalizou.

Curso de Habilitação de Oficiais
Os alunos do CHO são preparados nas diversas áreas do conhecimento, tendo como base a doutrina de Direitos Humanos e Polícia Comunitária. O curso possui uma carga-horária de 1670 h/a, no qual se abordam vários aspectos da defesa social, tais como: técnicas de defesa pública, disciplinas jurídicas, conteúdos de linguagem, informação e pesquisa.

Assim, ao final de 10 meses concluem o período acadêmico, sendo promovidos ao posto de 2° Tenente, e são distribuídos nas Unidades da PMMG por todo o Estado, onde exercem as funções inerentes ao cargo, tanto na área administrativa quanto operacional, passando durante seis meses por um Estágio monitorado por oficiais da sua nova Unidade.

 

Relacionados