

A Comissão Especial da Unificação das Polícias Civis e Militares da Câmara dos Deputados promove, nesta sexta–feira (12), um seminário em Uberaba (MG) para discutir a viabilidade da fusão das corporações e suas consequências. O encontro em Uberaba foi proposto pelo deputado Delegado Edson Moreira e será realizado na Câmara Municipal da cidade, a partir das 14 horas.
A Polícia Civil e a Polícia Militar são ligadas aos governos estaduais, mas com missões diferentes. A Constituição determina que a Civil deve atuar na repressão e na investigação de crimes. Já a Militar, na prevenção da criminalidade e na preservação da ordem pública. A unificação enfrenta resistência das duas carreiras.
“Nós, profissionais da segurança pública, temos o pleno conhecimento do que é necessário para a construção de uma proposta que seja viável, uma proposta de consenso”, afirma o presidente da comissão, deputado Delegado Edson Moreira (PR-MG).
O parlamentar lembra que as duas corporações têm quadros e prerrogativas diferentes, mas acredita que a adequação das funções não seria problema. “As carreiras poderiam ser evolutivas, com concursos únicos e com possiblidades de crescimento, na instituição policial. Além do mais, teríamos apenas um orçamento, apenas uma academia, apenas uma gestão e a subordinação seria diretamente ao governador, como única voz de comando.”