FORMATURA DOS ASPIRANTES 2016 – A MAIOR TURMA DO CFO DA HISTÓRIA DA PMMG
Na última sexta-feira (25), o Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Tenente-Coronel PM Ailton Cirilo, prestigiou a formatura da maior turma de aspirantes do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A solenidade aconteceu na Academia de Polícia Militar (APM). O Governador do Estado, Fernando Pimentel, também compareceu à cerimônia.
Um dos momentos mais emocionantes foi a devolução do Espadim, recebido no 1º ano do curso e devolvido no dia em que é declarado aspirante a oficial. Em troca, os cadetes recebem a espada, símbolo do oficialato, das mãos de suas madrinhas ou padrinhos. Já o esperado “fora de forma” foi o ponto alto da solenidade.
O paraninfo da classe, formada por 173 homens e mulheres, foi o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargador Herbert Carneiro. “Uma sociedade segura torna-se sem medo, pautada no bem-estar social e na paz social. Isso proporciona uma pequena amostra da extrema importância da segurança pública e o imprescindível papel da Polícia Militar, de seus serviços para a população e a importância de ter em seu comando pessoas com a mais alta qualificação”, disse ele em seu discurso.
Em seu pronunciamento, o Governador enfatizou os investimentos em segurança pública em meio à atual crise financeira do Estado. “Em 2016, colocamos 281 novos oficiais em serviço, certamente o maior número alcançado até hoje pela Polícia Militar de Minas Gerais, demonstrando que, mesmo com todas as dificuldades orçamentárias e com a crise financeira do Estado, que é comum a todos os demais Estados da federação, o nosso governo está se esforçando para manter o compromisso com a segurança pública, priorizando os investimentos nessa área, especialmente da nossa Polícia”, afirmou.
Em nota, o Comandante Geral da corporação, Coronel PM Marco Antônio Badaró Bianchini, parabenizou os formandos, lembrou da árdua caminhada e aconselhou os novos oficiais. “Permitam-se aprender com seus superiores. Isso é sabedoria. Sejam leais e humanos”.
O Presidente da AOPMBM deu boas-vindas aos novos companheiros. “Esse é o momento de receberem a merecida estrela. Sejam bem-vindos a esse seleto grupo de homens e mulheres, que tem por nobre missão zelar por nossa instituição, nossa sociedade e nossa família militar”, disse o presidente da AOPMBM.
Além do Comandante-Geral estiveram presentes o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Coronel PM André Agostinho Leão; os Comandantes da Academia de Polícia Militar, Coronel PM Eduardo César Reis; da Escola de Formação de Oficiais (EFO), Tenente-Coronel Lupércio Peres; do Bope, Coronel Schubert Siqueira Campos e demais autoridades civis e militares.
Homenagem
Em seus discursos, o orador da turma e o paraninfo se solidarizaram com a família de Jeanderson de Souza Silva, que tombou no cumprimento de sua missão, ainda cadete no segundo ano do curso, quando foi vítima da violência reinante em nossa sociedade. Ao defender-se de um assalto retornando para residência foi alvejado e deixou de luto todos os integrantes da instituição. Ele também foi lembrado pelo Comandante Geral.
Com informações da Agência Minas