AOPMBM DÁ BOAS-VINDAS AO NOVO COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS
O Coronel Claudio Roberto de Souza assumiu nessa quarta-feira (24) o comando do Corpo de Bombeiros Militar. O oficial substitui o Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira, que passa para o Quadro de Oficiais da Reserva.
O novo Comandante-geral tem 45 anos, é casado, tem dois filhos e nasceu em abril de 1972. Ingressou na carreira militar há 28 anos. O Coronel é graduado em Direito e Pós-graduado em Direito Público e possui, também, o Curso de Gestão Estratégica e Segurança Pública. Dentre as medalhas e condecorações que recebeu ao longo da carreira estão as Medalhas de Mérito Militar (2009), Dom Pedro II (2010) e Mérito Profissional (2013).
Antes de assumir o Comando-Geral, atuava como Diretor de Recursos Humanos, desde fevereiro de 2017, mas já exerceu diversos cargos e funções, dentre eles Comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros, do Batalhão de Operações Aéreas e do 2º Batalhão de Bombeiros Militar.
Estrutura
O novo comandante vai comandar uma estrutura de dez Batalhões Operacionais, com sede nas cidades de Belo Horizonte (dois Batalhões), Contagem, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Varginha e Divinópolis. Cada Batalhão possui subordinado a ele, Companhias e Pelotões, instalados em 63 municípios. Possui ainda um Batalhão de Operações Aéreas e um Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres.
A frota atual é de cerca de 1.074 viaturas, com idade média de 7 anos e o efetivo de 6,1 mil integrantes.
A AOPMBM agradece ao eterno Comandante, Coronel Luiz Henrique Gualberto, pelo trabalho, empenho e dedicação à frente da nossa Instituição. Ao sucessor desejamos sucesso, sorte e coragem para, juntos, lutarmos pela permanência de nossas prerrogativas e conquistas.
Com informações do Corpo de Bombeiros