5º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR COMEMORA 95 ANOS COM PASSAGEM DE COMANDO DA UNIDADE

A Vice-Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Tenente-Coronel PM Claudia Herculana, compareceu nesta terça-feira (30) à cerimônia comemorativa dos 95 anos do 5º Batalhão de Polícia Militar, localizado no bairro Gameleira, em Belo Horizonte.

Marcado pelo pioneirismo na execução das atividades de Policiamento Ostensivo, o 5º BPM foi precursor na capital com as Patrulhas-Volantes (PV), o Serviço de Radiopatrulhamento (RP), Policiamento com Cães, Escolar, Patrulha Rural, Policiamento Bancário e, recentemente, Bike Patrulha.

Na ocasião foi realizada a passagem conjunta de comando da unidade e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária. A partir de agora, o 5º batalhão deixa de ser comando pelo Tenente-Coronel Antoniézio Alves de Sousa – novo Comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária – para ser liderado pelo Tenente-Coronel Antônio Balsa Coelho Neto. Com a mudança, o Coronel Ledwan Salgado Cotta, promovido recentemente, foi transferido para a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Durante a cerimônia, os antigos comandantes receberam das mãos do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, o emoldurado da bandeira-insígnia representativa de suas respectivas unidades, símbolo maior de sua presença no aquartelamento. Militares que passaram pelo comando das unidades e outros se destacaram na execução de suas atividades também foram homenageados. 

“O 5º Batalhão é uma unidade que se destaca pelo elevado grau de profissionalismo, e por uma atuação muito presente no seio da sociedade mineira. Em nome de toda a diretoria da AOPMBM desejo sucesso aos recém nomeados, e me coloca à disposição dos novos comandantes para, juntos, lutarmos pela garantia de nossos direitos”, afirmou a Vice-Presidente. 

Parte da história
O 5º Batalhão de Polícia Militar é um dos mais tradicionais do Estado. Sua criação e instalação remontam aos idos de 1922, pelo Decreto nº 6060, de 11 de abril de 1922, assinado pelo então Presidente de Estado em exercício, Dr. Eduardo Carlos Vilhena do Amaral, que oficialmente criou a Unidade denominada 5º Batalhão de Infantaria.

Em 25 de maio de 1957, a unidade recebeu o nome de 5º Batalhão de Policiamento Ostensivo, passando a ser o pioneiro na execução do policiamento conhecido como “Cosme e Damião”.

No decorrer destes 95 anos, o 5º BPM tem dado à comunidade mineira páginas históricas de heroísmo e de grandes feitos de nossos antepassados. Participou dos movimentos de 1924,1925 e 1930 com perda de preciosas vidas de memoráveis integrantes, e na Revolução de 1964. Em 1964, por razões estratégicas, se transferiu para área da Gameleira, onde permanece até hoje.

 

 

 

 

Relacionados