NOTA DE REPÚDIO DO CNCG À REDE GLOBO DE TELEVISÃO
Na qualidade de Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), venho por meio desta declaração expressar o repúdio de todas as polícias e bombeiros militares do Brasil em virtude da cena transmitida na novela “Malhação”, levada ao ar no dia 30 de maio de 2017, na qual dois jovens foram abordados por um policial, que os tratou de forma preconceituosa e racista, indicando um viés totalmente desconectado da cultura institucional pregada pelos militares no Brasil de respeito aos Direitos Humanos à luz dos princípios e regramentos constitucionais.
Cabe ressaltar que o trabalho exercido pelos mais de meio milhão de policiais bombeiros é reconhecido nacionalmente, estando as Instituições sempre prontas para atender ao pedido de todo e qualquer cidadão, independente de sua raça, cor, gênero ou credo.
Diante disso, cabe honrosamente a essa emissora reparar a cena da novela de forma a trazer ao telespectador a verdade, para que não paire qualquer dúvida sobre o que o policial brasileiro representa à sociedade, nos dias atuais.
O que se quer, contudo, é que haja tratamento condigno, honrado e respeitoso às Instituições compostas por pessoas oriundas de uma mesma sociedade, e que trabalha diuturnamente nas condições mais adversas, com salários nem sempre condizentes ao perigo ao qual é submetido para defender a mesma sociedade da qual também faz parte. Inúmeros policiais militares do Brasil tombaram na defesa do interesse público.
Queremos o respeito e o reconhecimento digno do próprio direito pátrio, consubstanciado no artigo 5º da Constituição Federal à luz do Estado Democrático de Direito.
Contem sempre com as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.
CORONEL PM MARCO ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA
PRESIDENTE DO CNCG/PMCBM