POSSE DO NOVO COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS

O Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Coronel Ailton Cirilo da Silva, prestigiou nessa terça-feira (6) a concorrida cerimônia de posse do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Cláudio Roberto de Souza. O oficial assumiu o posto em substituição ao Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira, transferido recentemente para o Quadro de Oficiais da Reserva após 30 anos prestados à corporação.

O Governador Fernando Pimentel também compareceu ao evento ao lado do Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes; do Procurador-Geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet; do Comandante-Geral da PMMG, Helbert Figueiró de Lourdes; do SubComandante, Coronel André Agostinho Leão; do chefe da PC, João Octacílio Silva Neto; do General da Henrique Martins, da 4ª Região Militar do Exército; dos secretários de Estado, Odair Cunha, Sérgio Menezes, Helvécio Magalhães, Marco Antônio Teixeira e Murilo Valadares; além dos deputados estaduais Coronel Piccinini, Dirceu Ribeiro e Cabo Júlio, e demais autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Comandante relembrou sua origem humilde. Filho de pai sargento e mãe dona de casa, “quebrou o protocolo” e pediu uma salva de palmas aos bombeiros presentes. “Eles, sim, são os verdadeiros heróis”, disse. O oficial ainda afirmou que não medirá esforços para atender às demandas da população. “A instituição seguirá firme a sua missão maior de ser o braço forte do governo do Estado, no apoio à população mineira nos momentos mais críticos e de sofrimento. E, para que essa meta seja atingida, buscaremos a integração com todos os demais órgãos do Estado, sempre com uma gestão firme, racional e eficiente”.

“Em nome de toda a diretoria agradeço ao Coronel Luiz Henrique Gualberto pelo trabalho, empenho e dedicação à frente da Instituição, e desejo sucesso, sorte e coragem ao novo Comandante, certos da nossa parceria em prol da tropa e do respeitado Corpo de Bombeiros Militar”, saudou o Presidente da entidade.

Méritos
O novo Comandante ingressou na carreira militar há 28 anos. Graduado em Direito e Pós-graduado em Direito Público possui, também, o Curso de Gestão Estratégica e Segurança Pública. Dentre as medalhas e condecorações que recebeu ao longo da carreira estão as Medalhas de Mérito Militar (2009), Dom Pedro II (2010) e Mérito Profissional (2013).

A partir de agora vai liderar uma estrutura de dez Batalhões Operacionais, com sede nas cidades de Belo Horizonte (dois Batalhões), Contagem, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Varginha e Divinópolis. Cada Batalhão possui subordinado a ele, Companhias e Pelotões, instalados em 63 municípios. Possui ainda um Batalhão de Operações Aéreas e um Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres.

Antes de assumir o Comando-Geral, atuava como Diretor de Recursos Humanos, desde fevereiro de 2017, mas já exerceu diversos cargos e funções, dentre eles Comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros, do Batalhão de Operações Aéreas e do 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

Deixe um comentário

Relacionados