POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS: 242 ANOS DE HISTÓRIA
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) comemorou nesta sexta-feira (9) 242 anos. Como ponto alto das comemorações foi outorgada pela manhã, na Academia de Polícia Militar, a Medalha Alferes Tiradentes, maior comenda da corporação entregue a personalidades e entidades que contribuíram no fortalecimento da segurança pública no Estado.
O Governador de Minas, Fernando Pimentel, e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, estiveram presentes. A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) foi representada pelo seu Presidente, Coronel PM Ailton Cirilo da Silva; pela Vice, Tenente-Coronel PM Cláudia Herculana Ferreira Glória, e pelo diretor de planejamento estratégico, Coronel BM Antônio Damasio.
Demais autoridades civis e militares também prestigiaram a festa, com destaque para o Subcomandante-Geral da Polícia Militar, Coronel André Agostinho Leão de Oliveira; o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Fernando Antônio Arantes; o prefeito de Belo Hoizonte, Alexandre Kalil; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes; parlamentares federais e estaduais; representantes do Judiciário; Exército e Polícia Civil.
Clique aqui e assista ao desfile
Criada pelo Decreto 29.774, de 17 de julho de 1989, a Medalha Alferes Tiradentes distingue personalidades e entidades que prestam ou prestaram relevantes serviços à corporação. É uma reverência à Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cujo valor e exemplo de amor à Pátria transcendem as fronteiras do tempo. O Coronel Samaha, do Rio de Janeiro, foi um dos oficiais convidados homenageados.
Em seu discurso, o Comandante-Geral da PMMG parabenizou toda a tropa. “Temos motivos para comemorar sim. Estamos em um dos melhores momentos da história da Polícia Militar. E quem fala e dá este testemunho é um policial militar com 29 anos e 4 meses de serviço. Temos, sim, alguns pleitos ainda, mas sabemos que ao tempo certo, e com a responsabilidade que é peculiar a esta equipe de governo estaremos sendo atendidos com mais uma sinalização de atenção e apoio à Polícia Militar”.
“Tenho orgulho de fazer parte da Polícia Militar de Minas Gerais. Não há democracia plena sem segurança, e não há segurança sem a ação eficiente da nossa Polícia Militar. Por isso renovo o meu compromisso de continuar apoiando a nossa corporação, e lutar pela garantia de direitos de toda a tropa”, disse o Presidente da AOPMBM.