AOPMBM SE VESTE DE PRETO APÓS MORTE DE DOIS MILITARES EM MENOS DE 24 HORAS
Nesta terça-feira (11), a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) amanheceu vestida de preto como forma de externar toda indignação contra a morte de dois irmãos de farda em menos de 24 horas: Cabo Marcos Marques da Silva, falecido em decorrência de confronto com marginais ao intervir uma ocorrência de assalto a banco, em Santa Margarida; e Sargento Barroso, do quadro da Reserva da PMMG, baleado na região do bairro Alto Vera Cruz na companhia da esposa, que também se feriu.
O fato revolta a família policial militar e expõe todo o repúdio da classe contra o Estado Brasileiro – vilipendiado a todo momento, seja por políticos, empresários, oportunistas e governantes -, que se esquecem que a governança perpassa pelas polícias militares, garantidoras do ambiente democrático e última fronteira contra a violência e criminalidade.
Assim que tomou ciência dos fatos, o Presidente da AOPMBM, Coronel PM Ailton Cirilo, lamentou o ocorrido e, em nota, pediu providências dos órgãos responsáveis. “Urge a necessidade de um esforço mútuo entre os Poderes Constituídos, em particular o Judiciário, Ministério Público, Executivo e demais agências de segurança públicas, tais como as polícias Federal, Civil e Rodoviária Federal, no enfrentamento desses cânceres que assolam o país: a criminalidade desenfreada e a sensação de impunidade.
O Presidente falou sobre o assunto em entrevista à Rádio Itatiaia, programa “Chamada Geral”, apresentado por Eduardo Costa.
O Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, afirmou que toda a corporação continua no encalço dos marginais. “Tão logo fomos informados do fato, disponibilizamos todos os recursos operacionais possíveis – aeronaves do COMAVE, militares do BOPE – para viabilizar a prisão dos marginais e dar uma resposta efetiva à população e à família do militar, mesmo diante da tragédia ocorrida. Até o momento, foram presos três marginais; um ainda está foragido. As operações de captura prosseguem na região”.
Atualizada às 13h30, do dia 12.7