JCS COORDENA CURSO PRÉ-CONGRESSO DE MEDICINA LEGAL E PERÍCIAS MÉDICAS EM RECIFE

Oficiais da Junta Central de Saúde (JCS) da Polícia Militar de Minas Gerais coordenaram o Primeiro Curso Pré-Congresso de Perícias Médicas das Juntas Militares de Saúde. O evento aconteceu durante o Congresso Norte e Nordeste de Medicina Legal e Perícias Médicas realizado na última semana, em Recife.

Militares do Exército, Aeronáutica, Marinha, Forças Auxiliares, além de policiais civis e médicos peritos de diversas partes do país estiveram presentes. Destaque para a participação do Inspetor de Saúde do Exército, General Sérgio dos Santos Szelbracikowsk; do Diretor de Saúde do Hospital Militar de Minas Gerais, Coronel Linhares; da Presidente da JCS, Tenente-Coronel Gilmara Mota Martins; e da Vice-Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Tenente-Coronel PM Claudia Herculana.

Durante o curso foram discutidas particularidades das perícias médicas das Juntas Militares, tais como modalidades periciais das respectivas forças, inovadora realização de perícias por videoteleconferência na PMMG; integração do serviço de inteligência/Corregedoria com a Perícia Médica Militar em Minas; uso de prontuário eletrônico e auditoria no serviço pericial do Exército; reformas de militares da ativa por transtornos mentais e distúrbios ortopédicos; índices de absenteísmo e readaptação/ reabilitação profissional.  Foram abordados de forma clara e objetiva temas comuns e polêmicos a todas as forças, como a participação de profissionais não médicos nas perícias e judicialização da saúde.

De acordo com as coordenadoras e palestrantes – Tenente-Coronel Gilmara; Tenente-Coronel Elizete; Major Cíntia e Tenente Renata -, o evento contribuiu de forma impar para o engrandecimento técnico e humano dos participantes, e propiciou maior integração dos serviços periciais militares do Brasil, permitindo uma riquíssima troca de experiências e maior uniformização de condutas. “Trata-se de um marco na história das perícias, pois iniciou com grande êxito a participação dos peritos militares no âmbito científico nacional, já visionando encontros futuros”, disse a Tenente-Coronel Gilmara.

A coordenação contou com o imprescindível apoio do Presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM), Dr. Henrique Supino; da Diretora Científica, Dra. Rosa Amélia Andrade Dantas, e do Presidente da ABMLPM/MG, Dr. Demercino Brandão Neto.

A AOPMBM se orgulha de poder apoiar, de alguma forma, um evento tão importante para nossa Instituição. “Acho que muita gente não faz ideia da importância da JCS para a Polícia Militar. Quando fui conhecer a Junta fiquei impressionada com tamanho compromisso, comprometimento, árduo trabalho e responsabilidade dos oficiais que lá atuam. Tenho certeza que a bagagem trazida de um evento dessa magnitude renderá bons frutos ”, enfatizou a Vice-Presidente.

 

Deixe um comentário

Relacionados