CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS DO 3º BBM APROXIMA CORPORAÇÃO DA COMUNIDADE
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é uma das instituições mais bem vistas pela sociedade e isso é consequência da constante interação entre Corporação e comunidade. Esse contato é fortalecido por meio de ações positivas dos militares junto à sociedade. É dessa maneira que o Sargento Robson de Paula atua e é um exemplo de militar que dedica boa parte do seu tempo em um projeto educacional, totalmente gratuito e voltado para a população.
Há mais de uma década, o militar ministra o curso básico de primeiros socorros para alunos dos mais variados setores da sociedade e não pretende parar tão cedo.
Ao longo desse tempo, lecionou para 6.430 alunos e muitos casos marcaram sua trajetória, mas alguns ecoam em sua memória. “Recordo-me de uma ex-aluna que socorreu a filha de um aninho. A bebê se engasgou enquanto tomava suco e ela conseguiu fazer a manobra, desobstruindo a criança. Chegando ao hospital, o médico disse que a ação rápida e eficiente evitou a morte da filha. Um outro caso interessante foi de um ex-aluno que sofreu um acidente na avenida Cristiano Machado. Foi um acidente muito grave e como ele não tinha sofrido lesão séria e detinha conhecimento, conseguiu oferecer os primeiros socorros ao sobrinho. Tempos depois, tive a grata alegria de encontrar com o garotinho socorrido e registrar seu sorriso enquanto corria. Sem dúvida, esse momento foi singular”, conta o Sargento.
Em setembro de 2006, quando formou a primeira turma, o Sargento De Paula não imaginava o sucesso que o curso teria e muito menos que chegaria tão longe. Suas expectativas foram superadas em vários aspectos. Na última sexta-feira (26/1), ele encerrou a 226ª turma. Além da alegria estampada no rosto dos 26 formandos, foi fácil perceber um sentimento de gratidão e respeito pelo militar que, durante 15 dias, compartilhou informações, demonstrando, de forma prática, as principais ações que compreende o trabalho de um socorrista voluntário.
A última aula, como sempre agitada e bem-humorada, foi frequentemente interrompida por um abraço, por um pedido de foto, por uma palavra de gratidão e o reconhecimento de alunos e ex-alunos, que fizeram questão de prestigiar mais uma formatura. Também não faltaram elogios de alunos que enalteceram o empenho e sensibilidade do professor:
“Sou engenheira de segurança do trabalho e quando entrei não sabia a dimensão do curso. Foi importante participar, pois aqui adquiri conhecimento e experiências com o Sargento De Paula, que é profissional, mas também é muito humano. Ele tem uma dinâmica de aula diferenciada que não encontramos nas faculdades atualmente. Pretendo dar continuidade ao aprendizado e também me tornar uma professora de primeiros socorros.” Paula Carvalho Torres
“Com o curso, vimos o quão importante é o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que é referência no país inteiro. Penso que a formação que conquistamos aqui é uma forma de saber como agir no dia a dia, dentro de casa, na rua e também para tirar a sobrecarga do CBMMG e de outros órgãos de emergência. O Sargento De Paula consegue unir o profissionalismo sem deixar de ser humano. Hoje, estou em minha segunda graduação e quisera eu ter, tanto na primeira quanto na segunda formação, professores com o gabarito que ele tem, explicando as coisas de forma tão simples e acessível.”Daiane Souza de Oliveira
“Fiz questão de participar da formatura dessa turma para incentivar os alunos que estão se formando. É uma oportunidade que o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais disponibiliza pra comunidade. Ver a evolução das pessoas é realmente prazeroso.” Wilson Rodrigues de Souza (Ex-aluno)
O curso, que costuma ter fila de espera, tem duração de 15 dias, com total de 40 horas. Exige-se dos alunos assiduidade, pontualidade e idade mínima de 18 anos. Para mais informações, ligue (31) 3490-5500.
Fonte: Assessoria Organizacional CBMMG