CORPO DE BOMBEIROS É AGRACIADO COM A MEDALHA DE MÉRITO DA DEFESA CIVIL
O governador Fernando Pimentel presidiu, na manhã da última quinta-feira (1º), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil. Ao todo, foram 77 agraciados com a comenda, dentre estes, dez militares do Corpo de Bombeiros. Destaque para os militares e civis que estiveram nos trabalhos de resgate e socorro da tragédia de Janaúba. A medalha homenageia personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços à comunidade mineira com o objetivo de minimizar as consequências danosas das calamidades.
O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Cláudio Roberto de Souza, que foi um dos agraciados com a medalha, destacou a importância da valorização das pessoas que colaboraram de alguma forma com a Defesa Civil. “Essa condecoração ressalta o espírito de fraternidade do mineiro, que em momentos de dificuldade, unem-se para dar amparo a quem precisa. Fico extremamente feliz por receber essa medalha”, disse.
Para o Comandante do Oitavo Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), Tenente-coronel Anderson Passos, a medalha é o reconhecimento de um trabalho bem feito pelos órgãos de defesa social, em especial pelo Corpo de Bombeiros. “Essa medalha reflete o esforço de seis mil homens e mulheres que estão diuturnamente preparados para qualquer tipo de situação”, explicou.
Durante e após a solenidade, o foco esteve nas pessoas que estiveram envolvidas no socorro das vítimas da tragédia de Janaúba. O Comandante do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), Tenente-coronel Waldeci Gouveia Rodrigues, enfatizou a comoção social do ocorrido e também o aprendizado mesmo em um momento de tristeza. “Essa condecoração é um reconhecimento para todos nós. Nos últimos tempos, essa foi uma das ocorrências mais importantes atendida pelo Corpo de Bombeiros e que comoveu a sociedade. Embora a ocorrência tenha sido trágica, ela tem nos deixado lições para o futuro”, finalizou.
Na oportunidade, foi lançado o aplicativo SIPDEC-MG (Sistema Integrado de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais) que irá emitir alertas de tempestades, deslizamentos de terra, entre outros. Por meio do aplicativo também será possível divulgar ações de mobilização para ajudar quem precisa.
O Coordenador Estadual da Defesa Civil e Chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel Fernando Arantes, destacou a importância de centralizar as informações para a população. “Esse aplicativo vai estabelecer um canal de comunicação direto com a população. A grande motivação desse aplicativo é que a gente possa dar credibilidade nas informações”, afirmou.
Com informações Agência Minas e Assessoria Organizacional CBMMG