Academia do Corpo de Bombeiros qualifica 555 militares em 2018

Em 2018 a Academia de Bombeiros Militar (ABM) qualificou 555 militares por meio de uma gestão compartilhada com os Comandos Operacionais de Bombeiros (COB’s). Foram realizados 21 cursos de qualificação profissional, sendo nove na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e doze no interior do estado.

As instruções começaram em março com o Curso de Salvamento Veicular, realizado sob a gestão da ABM e do 6º COB, na cidade de Poços de Caldas. O encerramento ocorreu com o Curso de Salvamento em Soterramentos Enchentes e Inundações (CSSEI), realizado pela ABM no município de Belo Horizonte, sendo finalizado no dia 13 de dezembro do mesmo ano.

A qualificação abrangeu oito áreas de atendimento operacional sendo elas: Salvamento Veicular, Salvamento Terrestre, Salvamento em Soterramentos Enchentes e Inundações, Salvamento em Alturas, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Produtos Perigosos, Combate a Incêndio Urbano e Combate a Incêndio Florestal. Ao todo, o CBMMG qualificou 555 militares, sendo:

• Cursos de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) – 59;

• Curso de Combate a Incêndio Urbano (CIUrb) – 74;

• Cursos de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF) – 139;

• Curso de Salvamento em Alturas (CSAlt) – 35;

• Curso de Salvamento Veicular (CSV) – 107;

• Curso de Flashover – 23;

• Curso de Produtos Perigosos (CProP) – 31;

• Curso de Salvamento Terrestre (CST) – 29;

• Curso de Mergulho Autônomo (CMAut) – 22

• Curso de Salvamento Soterramento em Enchente e Inundação (CSSEI) – 36.

Acreditando na importância da integração com os Corpos de Bombeiros Militares dos demais estados brasileiros, o CBMMG qualificou também bombeiros militares dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Roraima, além de dois bombeiros da Polícia Federal de Buenos Aires, na Argentina.

Dentro dessa integração, o CBMMG assume o compromisso de valorizar a política intersetorial, compartilhando os cursos de qualificação com os demais Corpos de Bombeiros Militares, por acreditar na importância do compartilhamento do conhecimento para o enriquecimento do aprendizado. Dessa maneira, busca-se avançar na excelência dos serviços prestados à sociedade.

Após o curso, os bombeiros do CBMMG, especializados e qualificados, foram redistribuídos no estado e, atualmente, atuam nas seguintes cidades: Além Paraíba, Alfenas, Almenara, Barbacena, Belo Horizonte, Boa Esperança, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ibituruna, Ipatinga, Itabira, Januária, Juiz de Fora, Leopoldina, Montes Claros, Muriaé, Nova União, Oliveira, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passos, Patrocínio, Piumhi, Poços de Caldas, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, São João Del Rei, São João Evangelista, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Três Corações, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Objetivando o processo de melhoria contínua da qualificação profissional da tropa, no ano de 2019 serão realizados 12 cursos sob a gestão e supervisão da ABM. Serão ofertados o Curso de Técnico em Emergências Médicas (TEM), Combate a Incêndio Urbano, Instrutor de Flashover, Salvamento Terrestre, Produtos Perigosos, 2 Cursos de Salvamento Veicular, 3 Cursos de Mergulho Autônomo e 2 Cursos de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal.

Com a utilização das novas técnicas empregadas durante os atendimentos operacionais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reforça o compromisso estabelecido no Plano de Comando Institucional, visando atingir a excelência nos serviços prestados à sociedade mineira.

 

Do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Deixe um comentário

Relacionados