Nota AOPMBM – Prestando Contas
A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM/MG), representada pelo seu presidente, Cel PM Ailton Cirilo da Silva, esclarece aos seus associados que tem adotado as seguintes providências em relação ao descaso do governança, no que tange a retomada da normalidade do pagamento do 13º salário, remuneração no 5º dia útil, preservação do IPSM e em especial da PEC/06 2019 (que trata da reforma da previdência) e PL 1645 2019 (altera regime jurídico dos militares).
Há muito defendemos a negociação como premissa de conquistas e direitos, como aconteceu no passado recente, que a AOPMBM foi idealizadora junto a todo o grupo de representantes da categoria, no que se refere ao aumento salarial, nunca registrado na história das Instituições Militares.
Apoiamos toda e qualquer manifestação pacífica e ordeira, desprovida de oportunismos e ideologias partidárias. Há de se ressaltar, ainda, que a AOPMBM participou de várias manifestações, com destaque pela derrubada da PEC 257, que acarretou a maior concentração de pessoas já registrada em reinvindicações.
Nesta Associação, os partidos políticos são a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar e é por essas Instituições que levantamos nossas trincheiras ombreados com todos os irmãos e irmãs militares estaduais. O que tem assegurado nossas prerrogativas de militares é exatamente o compromisso de sangue que temos com a defesa da incolumidade das pessoas e de seus patrimônios, bem como algumas dezenas de direitos sociais que não nos alcança. Não basta sermos bons, temos que mostrar que somos excelentes. Temos o apoio de nossas pautas junto à comunidade, contudo urge a necessidade premente de nos envolvermos de maneira sóbria e firme do nosso destino. Para tanto, necessitamos de apoio de vários atores que atuam na segurança pública, visando realmente a defesa inconteste das nossas Instituições.
Feitas as considerações iniciais, passamos a demonstrar a nossas interlocuções e diligências junto a quem de direito.
Finalizadas as eleições para o Governo de Minas, fizemos a primeira interlocução com o Governador Zema, sendo que na oportunidade foi demonstrada a situação de dificuldades dos policiais e bombeiros militares, que ora estão enfrentando o parcelamento salarial, o atraso do pagamento do 13º salário, bem como o atraso de quitação da despesas do IPSM dentre outras.
Já no início do ano (2019) realizamos diversos contatos com os respectivos presidentes de Entidades de Classe, cuja finalidade foi de convergir toda energia para um planejamento e esforços, de forma gradativa junto a governança.
Visita aos Comandantes Gerais da PMMG e CBMMG, com o fito de estabelecer uma relação de parceria e aglutinação de movimento de pressão para o restabelecimento da normalidade da nossa situação.
Diligência junto ao Vice-Governador – Paulo Brant, demonstrando com detalhes a situação da tropa e o descaso com a segurança pública. Bem como, a situação do IPSM, frota, efetivo e reposição salarial.
No parlamento estadual e federal, a AOPMBM também destinou aos interlocutores do legislativo os principais pleitos da categoria, bem como com o líder do Governo na Assembleia, Deputado Luiz Humberto Carneiro e aos parlamentares Coronel Sandro e João Leite. Na mesma esteira com o Senador Carlos Viana, que recebeu o presidente da AOPMBM para tratar de assuntos inerentes aos militares e promete apoio de matérias relacionadas a segurança pública.
Na esfera judiciária, a AOPMBM tomou todas as medidas judiciais cabíveis e necessárias para o pagamento integral do 13º salário de 2018. Ademais, atuamos na defesa dos associados que estavam sendo lesado pelo Estado e Instituições Financeiras com os empréstimos consignados. Foi a partir da ação firme e estratégica da atual direção da AOPMBM, que os valores referentes aos empréstimos junto ao Banco do Brasil passaram a ser cobrados somente na 2ª parcela dos salários.
Foi realizado um dos mais importantes eventos sobre a previdência dos militares. Com palestras do Diretor de Assuntos Legislativos da FENEME, Cel PMESP Elias Miler, do Diretor de Recursos Humanos da PMMG, Cel PMMG Osvaldo Marques e do Dep Federal Sub Tenente Gonzaga, os militares puderam aprender mais sobre o tema que tanto preocupa a categoria. As palestras estão disponíveis no site da Associação.
Temos a certeza que cada ponto descrito pode evidenciar a nossa defesa em torno da família militar estadual, a luta é continua e cada vez mais complexa e margeada por arapucas. A AOPMBM reitera seu papel de protagonista da história das instituições militares e na incessante luta pela representatividade da categoria dos militares estaduais. Os verdadeiros faróis da sociedade mineira, que ao longo de mais de dois séculos de existência tem sacrificado a própria vida em defesa da população.
“A experiência só se adquire com o tempo”. Ditado popular que vale para todos nós. Hoje, a AOPMBM se encontra madura para participar de toda discussão e enfrentamento que demanda nossa preservação de direito. Para tanto, temos que enxergar o futuro e planejarmos com a devida cautela. O que queremos ser amanhã? Tudo que fizermos hoje terá repercussão a posteriori e, dessa forma, estamos firmes no propósito de bem defender com justeza, mas com a cautela e olhar no futuro. Podemos ganhar hoje e perder tudo amanhã!
Agradecemos a confiança de todos e nos colocamos à disposição para ouvir e receber aconselhamentos, que visem a perenidade de toda a nossa família militar estadual.
Cel PM Ailton Cirilo da Silva
Presidente da AOPMBM
Links das Matérias:
Previdência dos Militares é discutida em reunião com o Vice-Governador
Presidente e Vice da AOPMBM são recebidos pelo Vice-Governador Paulo Brant
Entidades de classe militar se reúnem com candidato Zema
Visita institucional a Parlamentares
https://www.youtube.com/watch?v=6yoglbao8uc
https://www.youtube.com/watch?v=a5mzcublvqk
https://www.youtube.com/watch?v=iofcyvgmqw4
https://www.youtube.com/watch?v=0d7ncxqxjkk
https://www.aopmbm.org.br/esclarecimentos-da-aopmbm-acerca-do-emprestimo-consignado-do-banco-do-brasil/