Veja como foi a participação dos Bombeiros de Minas Gerais no Senabom 2019

O Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), maior evento da categoria na América Latina, que aconteceu em São Luiz do Maranhão, entre os dias 12 e 14 desta semana, reservou para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) um significativo espaço de preleção sobre temas de extrema relevância no cenário preventivo e operacional das corporações brasileiras. Além disso, houve participação dos mineiros no Bombeiros de Aço, exposição e articulação da Fundação Salvar e certificação dos cães de Uberaba. Confira tudo isso nos destaques abaixo!

Palestras

A comitiva de militares mineiros, sob a coordenção do Major Joselito Oliveira de Paula, Subcomandante do 10º BBM, teve a oportunidade de compartilhar um pouco da expertise adquirida em Minas com colegas de farda de outros Corpos de Bombeiros de diversos estados do Brasil. A troca de experiências, muito importante para o aperfeiçoamento das aptidões militares, contribuiu para esclarecer dúvidas, agregar conhecimento e fazer novas amizades. Confira os temas e os palestrantes:

Saúde

A Tenente Alina Gomide Vasconcelos, da Assessoria de Assistência à Saúde (AAS), apresentou o tema “Como o bombeiro se vê repercute na sua saúde mental?” Ainda sobre o assunto, o Capitão Eduardo de Paula Lima, discursou sobre a Vigilância em Saúde Mental no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: implementação do programa de saúde ocupacional (PSOBM).

APH

Para falar sobre Atendimento Pré-Hospitalar, foi designado o Capitão Alexandre Cardoso Barbosa, lotado no Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), que discorreu sobre a “Análise de Possível indução de consciência por ressuscitação cardiopulmonar”, assunto ainda novo na literatura, mas que auxiliou na fundamentação do estudo de caso.

Planejamento em Brumadinho

O Major Alysson Alexandre Tiago Malta, da Diretoria de Logística e Finanças (DLF), ficou encarregado de explanar acerca dos “Desafios da logística na gestão de crise em Brumadinho”, operação ainda em andamento, que já dura 9 meses, sem previsão de encerrar.

Proteção e Defesa Civil

O Quadro de Avaliação de Árvores em Risco foi apresentado pelo Capitão Heitor Aguiar Mendonça, lotado no Primeiro Comando Operacional (1ºCOB), que esclareceu muitas dúvidas sobre o assunto para diversos militares que o procuraram após a palestra.

Cães

Ontem (14), no encerramento do Senabom, o Tenente Lucas Costa, do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), contou como está sendo a Operação com Cães em Brumadinho” e demonstrou como as técnicas foram aprimoradas ao logo da operação.

Atendimento aeromédico

O Tenente-Coronel Alexandre Rodrigues, do BOA, falou sobre o Atendimento Pré-Hospitalar nas “Missões Aeromédicas do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG”, especialmente em uma grande operação como a ocorrida desde o final de janeiro em Brumadinho.

Moçambique

Já o Major Rafael Neves Cosendey, do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), contou as experiências vividas e os desafios na missão de “Ajuda Humanitária e ações operacionais em Moçambique nos ciclones Idai e Kenneth”.

Imprensa

E a Tenente-Coronel Luciana Silva Lopes de Oliveira, da Assessoria de Comunicação Organizacional, encerrou a participação dos bombeiros de Minas falando sobre o trabalho da assessoria de imprensa no maior desastre que atingiu o estado de Minas Gerais e sobre a importância de planejar as ações de atendimento e capacitar militares a estarem aptos para as demandas da imprensa.

Fundação Salvar

A Fundação Salvar também marcou presença no evento. Um stand com vários materiais de divulgação e venda foi montado nos três dias do evento, iniciativa que gerou visibilidade e boa repercussão entre os militares de outros estados.

Nos dias 13 e 14, o Major José do Carmo Barbosa, Presidente da Associação e Diretor-presidente da Fundação, participou ativamente das rodadas de negociação, onde foram apresentados aos representantes dos Estados o que há de mais novo em tecnologia para equipamentos, materiais e viaturas.

Vale destacar que a partir de ontem (14), a Associação Salvar passou a fazer parte da CONABOM – Confederação Nacional das Associações Bombeiro Militar, com a participação do Tenente-Coronel Paulo Giovane Parreira, o Major do Carmo e o Tenente Douglas Constantino, que integrarão a diretoria e Conselho Fiscal, conquista que coloca a Salvar em âmbito nacional.

Revista Vigiles

A Revista de Defesa Civil, Defesa Social e Segurança – Vigiles também foi divulgada no stand da Salvar. Exemplares da primeira edição foram distribuídos e contatos com bombeiros de diferentes regiões do Brasil foram firmados. É o CBMMG despontando como divulgador do conhecimento técnico-cientifico aos profissionais de Defesa Civil, Defesa Social e Segurança Pública no cenário nacional.

Certificação dos cães

Durante o XlX Senabom, na cidade de São Luís/Maranhão, aconteceu também a certificação de busca, salvamento e resgate com cães de pessoas vivas e de cadáveres em estruturas colapsadas. A certificação visa atestar e garantir a qualidade de trabalho dos cães nacionalmente. O CBMMG, em específico o 8°BBM, participou enviando 03 de seus cães para participar do evento e tentar a certificação. Vale ressaltar que estes cães foram imprescindíveis nas buscas pelas vítimas do desastre que aconteceu em Brumadinho, pois atuaram desde o primeiro dia na ocorrência, ajudando na localização dos corpos.

Os cães Agnês, conduzida pelo Sd Azevedo; Cheise, conduzida pelo Cb Domingos e a cadela Angel, conduzida pelo Sgt Thales Marcelo, conseguiram certificar na modalidade de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Bresc), de pessoas vivas em estruturas colapsadas. A cadela Angel e seu condutor Thales Marcelo, que já eram certificados pelo estado do Espírito Santo em seus níveis A e B, conseguiram a certificação ainda nesta edição de Bresc. Hoje, o CBMMG conta com 03 cães certificados, demonstrando assim a excelência em seus trabalhos.

Bombeiros de aço

Além das palestras, a comitiva mineira contou também com uma equipe de bombeiros competidores que participaram da tradicional disputa do “Bombeiro de Aço”. Essa prova técnica, tradicional entre os bombeiros, visa simular um combate a incêndio em edificação elevada, com arrombamento e retirada de vítima. A atividade testa ao extremo a capacidade física do atleta, que deve executar a prova no menor tempo possível, de forma ininterrupta e com a menor quantidade de erros, em obediência aos critérios e parâmetros definidos no regulamento similar ao padrão mundial.

Durante toda a prova, os competidores utilizaram, no decorrer de todo o percurso, o Equipamento de Proteção Individual de combate a incêndio e Equipamento de Proteção Respiratória, aumentando assim o grau de dificuldade da competição. Esse aparato de proteção pode aumentar em até 20 kg a massa do atleta. Nessa competição, assim como na realidade, os atletas masculino e feminino executam a mesma prova, sem restrições.

A competição desse ano visou alcançar o maior número de Corporações e, para isso, foi dividida em categorias por sexo e idade. Com isso, 22 Corpos de Bombeiros participaram do evento, representados por 101 atletas. A disputa foi uma das mais acirradas dos últimos tempos, diminuindo em muito, os tempos registrados em anos anteriores, tamanha a qualificação técnica dos competidores desta edição.

Nesta edição, o primeiro lugar geral masculino ficou com o Distrito Federal e o feminino com estado de Goiás, que também levou o melhor resultado por equipes. Minas Gerais, como de costume, não ficou para trás e levou o terceiro lugar feminino da categoria até 30 anos, uma das mais disputadas. A conquista ficou por conta da Ten Grazielle Cristina de Souza Ferreira, do 5° BBM, que participou pela primeira vez. “A prova exigiu treinamento físico diário, aperfeiçoamento técnico e superação, requisitos inerentes à profissão bombeiro militar” informou a atleta.

Além disso, representaram a instituição mineira como atletas o Sgt Campos (1BBM), Sgt Felipe (5BBM), Sgt Elaine (1BBM), Sgt Silveira (1a Cia Ind) e o Sd Luiz Fernandes (1BBM/ Mariana). O coordenador técnico foi oTen Manoel (BEMAD).

 

Do CBMMG

Veja outras fotos aqui.

 

Deixe um comentário

Relacionados