Integrantes da PMMG participam do X Simpósio de Segurança de Aviação em São Paulo
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Comando de Aviação do Estado (COMAVE), participou no dia 21 de novembro, na capital paulista, do X Simpósio de Segurança de Aviação, promovido pelo Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAV/PEMESP). O objetivo do evento, que contou a presença de representantes de outros estados, além de militares das forças armadas e demais instituições ligadas à aviação, teve como objetivo atualizar a tripulação envolvida nas operações de Segurança Pública e Defesa Civil com as melhores práticas de segurança de voo, além de propiciar o intercâmbio de experiências entre as instituições participantes.
Participaram do Simpósio o comandante de Aviação do Estado, coronel Frederico Geraldo Ferreira; o chefe da seção de Segurança de Voo, major Sandro Vieira Corrêa; o chefe da Seção de Licitação, Charlles Cristian da Silva; o chefe da Seção de Ensino, capitão Daniel Felipe Soares; a psicóloga do Núcleo de Apoio Psicológico, 1º tenente Fabiana Santos Resende, e o operador aerotático, subtenente Julmar Marcos de Barros.
O evento ocorreu no auditório do COPOM. Durante o X Simpósio, os participantes assistiram a palestras com diferentes abordagens sobre o tema, como as interseções na segurança operacional, a investigação criminal nos acidentes aéreos, os fatores de risco na instrução aérea, os modos de falhas no sistema de gestão da segurança e a questão da ética e felicidade no trabalho. Além da manutenção da cultura de segurança, o Simpósio refletiu o importante relacionamento entre unidades aéreas do Brasil, tão necessário e efetivo em diversas missões, como ocorreu em Brumadinho, no início deste ano.
No final, houve o lançamento da 5ª edição da Revista “O Águia”, material informativo de segurança de voo da aviação da PMESP. Nesta edição, a 1º tenente Fabiana colaborou com o artigo intitulado “Da Lama ao Caos. No Caos, Esperança”, relatando algumas experiências vividas pelas equipes dos helicópteros, de Bombeiros Militares e da Psicologia nos resgates da tragédia no Córrego do Feijão. O artigo citou a qualidade técnica das equipes envolvidas, de grande valor para a sociedade, mas o objetivo foi o de transparecer o lado ético e emocional dos verdadeiros heróis de farda que, dentro de um espaço de atuação com limites severamente impostos, levaram um pouco de esperança às vítimas de Brumadinho.
Da PMMG