Integrantes da PMMG participam do X Simpósio de Segurança de Aviação em São Paulo

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Comando de Aviação do Estado (COMAVE), participou no dia 21 de novembro, na capital paulista, do X Simpósio de Segurança de Aviação, promovido pelo Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAV/PEMESP). O objetivo do evento, que contou a presença de representantes de outros estados, além de militares das forças armadas e demais instituições ligadas à aviação, teve como objetivo atualizar a tripulação envolvida nas operações de Segurança Pública e Defesa Civil com as melhores práticas de segurança de voo, além de propiciar o intercâmbio de experiências entre as instituições participantes.

Participaram do Simpósio o comandante de Aviação do Estado, coronel Frederico Geraldo Ferreira; o chefe da seção de Segurança de Voo, major Sandro Vieira Corrêa; o chefe da Seção de Licitação, Charlles Cristian da Silva; o chefe da Seção de Ensino, capitão Daniel Felipe Soares; a psicóloga do Núcleo de Apoio Psicológico, 1º tenente Fabiana Santos Resende, e o operador aerotático, subtenente Julmar Marcos de Barros.

O evento ocorreu no auditório do COPOM. Durante o X Simpósio, os participantes assistiram a palestras com diferentes abordagens sobre o tema, como as interseções na segurança operacional, a investigação criminal nos acidentes aéreos, os fatores de risco na instrução aérea, os modos de falhas no sistema de gestão da segurança e a questão da ética e felicidade no trabalho. Além da manutenção da cultura de segurança, o Simpósio refletiu o importante relacionamento entre unidades aéreas do Brasil, tão necessário e efetivo em diversas missões, como ocorreu em Brumadinho, no início deste ano.

No final, houve o lançamento da 5ª edição da Revista “O Águia”, material informativo de segurança de voo da aviação da PMESP. Nesta edição, a 1º tenente Fabiana colaborou com o artigo intitulado “Da Lama ao Caos. No Caos, Esperança”, relatando algumas experiências vividas pelas equipes dos helicópteros, de Bombeiros Militares e da Psicologia nos resgates da tragédia no Córrego do Feijão. O artigo citou a qualidade técnica das equipes envolvidas, de grande valor para a sociedade, mas o objetivo foi o de transparecer o lado ético e emocional dos verdadeiros heróis de farda que, dentro de um espaço de atuação com limites severamente impostos, levaram um pouco de esperança às vítimas de Brumadinho.

 

Da PMMG

Deixe um comentário

Relacionados