Militares do 39º BPM foram movidos pela defesa da vida em salvamento na Barraginha

Ainda repercute na imprensa, mídias socais e entre os próprios moradores da Vila Barraginha, em Contagem, o salvamento de diversas pessoas feito pelos policiais militares do 39º BPM, no último domingo (19/01), durante uma das chuvas mais fortes registradas na região. Foram 102 milímetros em 40 minutos, segundo a Defesa Civil, de uma chuva que afetou muito a capital e RMBH.
Os prejuízos materiais ainda são incontáveis em Contagem. Mas a perda de vidas não está entre esses prejuízos devido a atuação rápida de policiais militares como o sargento Gildazio Rodrigues, cabo Figueiredo, tenente Barcellos, e tantos outros policiais da Companhia Tático Móvel, da 43ª, 84ª e 132ª companhias, do 39ª Batalhão.
No domingo, a chuva aumentou gradativamente, os pedidos de socorro foram se multiplicando e todos os militares que estavam no entorno foram deslocando para Vila Barraginha. Depois o salvamento foi a pé, enfrentando com água na cintura e em alguns pontos até o pescoço. Crianças – que foram salvas colocadas em uma caixa d’água que serviu como um bote improvisado – ,  idosos, cadeirantes e até uma gestante foi salva pelos braços dos militares.
Muros foram escalados, casas foram vistas e revistas para checar se alguém havia ficado pra trás, e mesmo extenuados salvaram dezenas de cidadãos, tendo em mente primeiro a missão com a defesa da vida. Essa semana, os militares que tiveram contato com a água da chuva, que encheu bueiros e esgotos, estão passando por um protocolo de desinfecção para preservar a saúde desses heróis da vida real.
Da PMMG

Deixe um comentário

Relacionados