AOPMBM – VOLTA AS AULAS NA APM

No dia 31 de julho, a AOPMBM e demais associações representativas de classe participaram de uma palestra proferida pelo Ten Cel Cássio, Comandante da Escola de Formação de Soldados (EFSD), acompanhado do Ten Cel Frederico, Comandante da Escola de Formação de Oficiais, do Ten Cel Wanderson, Comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos e do Maj Santiago, da Diretoria de Comunicação Organizacional. Na ocasião foi apresentado o protocolo que permitirá a volta às aulas na Academia de Polícia Militar.

 

Hoje (3), a EFSD recebeu os alunos do curso, após suspensão das aulas a partir de março de 2020, em virtude da pandemia do Covid-19.

 

Nesse período de 4 meses, oficiais e praças das Escolas de Formação de Oficiais, Formação de Sargentos e Formação de soldados trabalharam na construção de um protocolo de prevenção que possibilitasse a volta as aulas dos cursos, protegendo a saúde do corpo docente e discente.

 

Os alunos participaram de capacitação e treinamento, a fim de que pudessem conhecer e praticar todas as etapas e regras de segurança. Os participantes receberam oito máscaras de proteção, cartilha educativa, vídeo instrutivo e dicas por meio de WhatsApp.

 

O protocolo prevê a adequação das salas de aula, com número reduzido de discentes, distanciamento das carteiras (identificadas), higienização de materiais e mobiliários nas diversas repartições da escola, inclusive vestiários e locais para lanche.

 

Todo o procedimento será supervisionado rotineiramente por um infectologista, objetivando possíveis correções e aperfeiçoamento dos processos. Questionário clínico também será aplicado semanalmente aos discentes, para fins de controle e prevenção

 

Com isto, pretende-se assegurar aos alunos a continuidade do curso, para que consigam cumprir a carga horário exigida, garantindo os direitos dos policiais que já estavam com formatura marcada. No caso do CFSD, a estimativa é que consigam se formar em abril de 2021.

 

O Curso de Formação de Sargentos e o Curso de Formação de Oficiais retornarão às aulas nos dias 10 e 17 de agosto, respectivamente, e seguirão os mesmos protocolos de segurança. Posteriormente, as demais escolas de formação de soldados no interior seguirão os mesmos padrões de segurança.

 

Deixe um comentário

Relacionados